52.14.224.197

Volume de negócios da PRIMAVERA cresce 12% em 2017

Em 2018 a tecnológica portuguesa pretende reforçar a sua expansão além-fronteiras, apos-tar no lançamento de novos produtos e aumentar o seu capital humano.

A tecnológica PRIMAVERA BSS alcançou em 2017 um volume de negócios de 22,3 milhões de euros e um EBITDA de 16%, correspondente a 3,6 milhões de euros, registando um crescimento de 12% face ao período homólogo.

Focada e especializada na transformação e qualificação digital das organizações públicas e privadas, a PRIMAVERA BSS está presente em mais de 20 países, tendo em 2017 reforçado a sua presença internacional, particularmente nos mercados anglo-saxónicos e da América Latina, através da spin-off Valuekeep, que disponibiliza uma solução global online de gestão da manutenção de equipamentos e activos.

A aposta na inovação e desenvolvimento conduziu ao aumento de 60% do segmento cloud da tecnológica, maioritariamente graças ao lançamento de uma plataforma low-code, o OM-NIA Platform, que disponibiliza modelos de aplicações pré-concebidos que permitiram às empresas aceder a aplicações de gestão à medida num curto período de tempo, auxiliando no processo de transformação digital dos negócios.

Ainda no segmento cloud, o ano ficou também marcado pelo lançamento do JASMIN, uma solução destinada às microempresas que contribuiu para o incremento dos resultados neste segmento. Também o desenvolvimento de soluções adaptadas às novas obrigações contabilísticas da Administração Pública em Portugal, designadamente o Novo Sistema de Normalização Contabilística (SNC-AP), potenciou o crescimento de 50% da spin-off PRIMAVERA Public Services.

"Tendo em conta todas as dificuldades sentidas nos mercados de Angola e Moçambique, onde a economia tarda em se dinamizar e a desvalorização das respectivas moedas afecta de forma assinalável o nosso volume de negócio e EBITDA consolidado, podemos dizer que 2017 acabou por ser um ano bem positivo para a PRIMAVERA e para os seus parceiros, do qual depende sempre o nosso sucesso. Em Portugal, para além do crescimento em vários sectores e produtos, apraz-me registar a recuperação de cerca de dois mil contractos de manutenção de software, um movimento do qual obviamente nos orgulhamos, na medida em que pude-mos recuperar uma relação de trabalho diário com essas empresas”, explica o co-CEO José Dionísio. "É de destacar ainda o JASMIN, que, com um ano de mercado, é já um sucesso e está a aju-dar a alavancar o interesse das pequenas empresas portuguesas pelas soluções em ambiente cloud”, acrescenta o responsável.

Em 2018, a tecnológica pretende avançar com a disponibilização do JASMIN no mercado es-panhol e lançar o já anunciado ERP v10 – um sistema híbrido que estabelece a ligação entre as soluções cloud e as soluções instaladas –, que resulta de um investimento de dois milhões de euros. A aceleração da plataforma de desenvolvimento ágil OMNIA é igualmente uma das metas da empresa. 2018 será também um ano de investimento em novos talentos, prevendo a empresa aumentar bastante o headcount actual de cerca de 300 pessoas.