18.218.129.100
Quer Aderir?
Apoio ao Cliente
(+258) 21 303 388Ligue Já!

Transparência contabilística passa pela tecnologia de gestão

A importância da Contabilidade e Auditoria como ciências que contribuem para a melhoria e transparência da informação financeira e o impacto das tecnologias de suporte à gestão da informação contabilística na agilidade e rigor da informação financeira das organizações estiveram em debate durante o 1º Congresso da OCAM, que terminou esta quinta-feira no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano.

Ao longo de dois dias, oradores de instituições conceituadas como o Banco Mundial, a PAFA (Pan African Federations of Accountants), Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME), Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC), entre muitas outras, partilharam a sua visão sobre a importância dos profissionais da contabilidade e da tecnologia de gestão empresarial para o crescimento económico.

O Contributo dos Sistemas de Informação na agilização e rigor dos processos de gestão da informação contabilística e a importância do software de gestão empresarial para transparência financeira e desenvolvimento dos mercados foi um dos temas em destaque durante o primeiro dia do evento, conduzido por Pedro Coutinho, responsável pela área de Contabilidade da PRIMAVERA BSS, uma tecnológica dedicada ao desenvolvimento de software de gestão empresarial que opera em Moçambique há mais de dez anos, sendo a tecnologia de suporte à gestão mais utilizada pelas empresas moçambicanas, entre elas a Águas de Moçambique, a Vale Moçambique, a DHL, os Aeroportos de Moçambique, a Galp Energia, o Grupo Visabeira, a WaterAid ou a Africom.

Pedro Coutinho destacou a importância deste debate para o desenvolvimento da economia moçambicana e para a própria imagem externa deste mercado.
"É notável que os contabilistas moçambicanos procurem alinhar as suas práticas profissionais com os padrões internacionais de Relato Financeiro, promovendo a transparência e o rigor da informação contabilística e consequente credibilização externa, socorrendo-se para tal de tecnologia que acelera os processos e confere elevado rigor à informação”, destacou o responsável.

Alinhar a profissão com as práticas internacionais de contabilidade, reforçar o papel destes profissionais na consolidação de um ambiente de responsabilização nos processos de gestão das empresas a laborar no mercado moçambicano e conhecer a tecnologia PRIMAVERA de suporte à gestão da informação contabilística foram as tónicas desta primeira edição do Congresso da OCAM.
Face ao sucesso desta primeira edição, está já a ser pensada uma nova edição em 2016.